segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Pode ou Não Pode?



Pode ou não pode?

Eu estou aqui brincando na sala e minha mãe ta lá fora colocando as roupas pra secar.
Só parece que fico sozinho, mas sei que de lá do quintal os olhos da minha mãe me alcançam aqui dentro e sei também que só pelo barulho ela sabe se eu estou fazendo uma coisa que pode, ou que não pode. Mãe deve saber de tudo.

A minha mãe falou que existe coisa que pode e coisa que não pode. Eu achei meio esquisito, porque pra mim só existia o tal do “não pode”, eu ouvia mais. Só que outro dia ela me explicou que tem também o “pode” e, que quando eu aprender direitinho eu nem preciso ficar perguntando o tempo todo.

 Tem sim coisa que pode. Ela me falou que pode brincar no tapete, mas que se eu for brincar com água no tapete aí é uma coisa que não pode, senão dá um trabalhão danado pra ela secar tudo.
Assistir televisão no sofá também é uma coisa que pode, mas só pode se for sentado, porque se for de pé, eu fico muito alto e o tombo é maior se eu cair.

Tem hora que eu quero muito fazer uma coisa que não pode, mas aí eu não faço, porque não pode né?!

Não pode entrar na cozinha quando a mamãe ta cozinhando, mas para comer pode. Pode também pegar um biscoito no armário de baixo, mas não pode comer o biscoito se for antes da hora de comer a comida. Estranho né?! Também achei, mas aí ela me falou que se eu comer o biscoito, depois eu fico sem fome e a comida não cabe na minha barriga, entendeu?

Levar os brinquedos pra sala é uma coisa que não pode de manhã cedinho quando ela está varrendo a casa, mas se eu quiser depois disso eu posso, mas só posso mesmo se eu for guardar tudinho depois.

Já o meu pai tem um jeito diferente da minha mãe, às vezes ele fala que pode se minha mãe falar também. Eu não entendo direito nessa hora, porque se ele falou uma coisa e minha mãe outra, então o que está valendo? Aí eu pergunto para os dois juntos e eles ficam conversando na minha frente pra ver quem está certo. Eu fico esperando sabe?  Mas se demorar muito eu logo pergunto uma coisa mais fácil pra acabar com a confusão.

Meu pai falou que quando eu crescer, eu vou entender direito essa coisa de pode e não pode e que vai ficar um pouco mais difícil,  porque eu vou ter que resolver sozinho o que pode e o que não pode ser feito.

Mas eu já vi que os adultos também têm que perguntar. Minha mãe outro dia perguntou para a mãe dela se podia colocar mais farinha no bolo. O meu pai também pergunta lá no trabalho dele se pode chegar atrasado. Será que a minha professora que sabe tanto de todas as coisas também tem que perguntar se pode ou não pode ensinar as coisas pra gente? E o médico será que têm que perguntar pra alguém se pode dar remédio pro doente? Será que até o presidente pergunta pra alguém se pode ou não pode alguma coisa?


Nossa, acho que afinal, quando a gente não sabe a resposta é bom perguntar mesmo, até aprender. Será que demora muito pra aprender tudo o que pode e o que não pode fazer? 

Vou perguntar pro meu pai tá?! Você pode perguntar para o seu pai também? Assim, a gente fica sabido logo e vai correndo fazer tudo o que se pode fazer nessa vida!




Licença Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário